- Quando ligamos o computador, a Bios começa por executar o “power on self test”, ou seja, uma sequência de testes que acontecem sempre que o sistema é ligado, com o objectivo de verificar possíveis erros que possam existir. Caso algum erro seja detectado, este é transmitido por meio de sinais sonoros (ou bips), através do microfone incorporado na placa principal (motherboard) ou através dos altifalantes presente no sistema.
- Em algumas circunstâncias, estes erros podem também ser exibidos através do monitor. É por isso muito importante que se tenha atenção ao número de bips da motherboard emite de cada vez que o sistema é ligado, assim averiguarmos se existe ou não algum problema. É importante também ter em conta, que para cada fabricante existe uma tabela de códigos que pode ser diferente, já que estes não seguem nenhuma norma em particular.
- Para sabermos qual o fabricante da Bios do nosso computador basta prestar atenção ao ecrã do computador, quando este está a inicializar. Abaixo mostro imagens dos 3 principais fabricantes de Bios:
- Ami Bios (American Megatrends International);
- Award Bios;
- Phoenix Bios(Estas duas últimas fabricantes fundiram-se em 1998, dando origem à Phoenix Award Bios);
- Depois de identificarmos qual o sistema de Bios que o nosso sistema usa, já podemos identificar o significado do bip que a placa-mãe emite, quando o sistema arranca, consultando as seguintes tabelas mais abaixo. Convém referir que normalmente qualquer sistema em funcionamento correcto e sem problemas emite apenas 1 bip simples.
Identificar os beeps na motherboard AMI bios
- Nas placas com “AMI Bios”, os apitos (ou bips) emitidos têm sempre a mesma duração e volume. Podemos identificar o tipo de erro através do número de bips que a placa emite:
Identificar os bips na Motherboard AWARD Bios
- Nas placas com “AWARD Bios”, os apitos (ou beeps) emitidos têm comprimento variável. São emitidos dois tipos de bips – ou um bip curto com 1 segundo de duração ou um bip longo de 2 segundos de duração. Estes apitos podem ainda ter mais ou menos volume, conforme a gravidade do problema.
Sem comentários:
Enviar um comentário