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18/11/2010

Atitudes e Comportamentos a Ter Numa Empresa

Atitudes a ter:


Preparado para mudanças
  • As empresas buscam por profissionais adaptáveis porque tudo no mundo moderno muda. As tecnologias, as relações de emprego, o mercado, os valores e o modo encontrar soluções para os problemas mudaram. Portanto temos de acompanhar o ritmo das coisas;


Competência

  • Competência é uma palavra de senso comum, utilizada para designar uma pessoa capaz de realizar alguma coisa. O antónimo disso, ou seja, incompetência, implica não só na negação dessa capacidade como também na depreciação do indivíduo diante do circuito do seu trabalho ou do convívio social. Por exemplo, um profissional que se formou em direito, até mesmo na melhor universidade, mas que não sabe preparar uma peça processual não terá valor competitivo quer como profissional empregado, quer como prestador de serviços. Por isso podemos afirmar categoricamente que a competência não é composta pelo diploma por si só, apesar de que ele contribui para a composição da competência;
Equilíbrio emocional

  • As empresas querem que deixemos os nossos problemas em casa. Por outro lado, os nossos familiares querem que deixemos os nossos problemas no trabalho. Para tornar-se um profissional de sucesso é necessário que tenha equilíbrio emocional. Quando falamos em equilíbrio, emocional, é importante avaliar também as situações adversas pelas quais todos os profissionais passam. É justamente aí que surge o momento da verdade que o profissional mostrará se tem o equilíbrio emocional;

Marketing Pessoal

  • O marketing pessoal pode ser definido como o conjunto de factores e atitudes que transmitem uma imagem da pessoa. Os factores a que me refiro incluem vestuário como um todo, os modos pessoais, o modo de falar e a postura do profissional diante dos colegas de trabalho. Em relação ao vestuário, se a empresa adopta um padrão formal, obviamente a sua vestimenta deve estar em conformidade com ela e o mesmo se refere a uma entrevista de emprego;






Comportamentos que deve evitar: 


Falar demais 
  • São aqueles profissionais que são os primeiros a propagar as notícias ou as “fofocas” dentro da empresa. Recebem uma informação, sequer sabem se são confiáveis, mas passam adiante e o que é pior, incluindo informações que sequer existiam inicialmente, alterando totalmente a informação recebida;
Falar mal dos outros 
  • São aqueles profissionais, que insistem em falar sobre seus colegas de trabalho, longe deste é claro, aquilo que com certeza não seriam capazes de falar na frente deles;


Viver mal-humorado 
  • Esse é, sem dúvida, uns dos mais evitados pelos outros colaboradores. Pessoas de mau humor repelem as outras pessoas. Ninguém tem a obrigação de estar sorrindo todos os dias, mas isso não significa que temos o direito de estar sempre de mau humor.


Não ter higiene pessoal 
  • Somente o próprio profissional é capaz de conseguir conviver com ele mesmo. Isso porque o corpo dele está condicionado a suportar isso. Um bom banho faria bem não só a ele, mas como todos a sua volta;



Não respeitar os colegas 
  • O respeito aos outros é fundamental para o convívio em grupo;


Ser egoísta 
  • O egoísmo é algo difundido nas empresas até mesmo porque a competitividade interna é muito grande. Pensar somente em si mesmo o tempo todo não é a melhor alternativa para o profissional;
Brincar demais 
  • Brincar é bom, desde que as brincadeiras sejam saudáveis, num clima de respeito e equilíbrio. Aqueles que brincam a todo o momento são pessoas extremamente inconvenientes e irritam quem está a sua volta. Isso tira a credibilidade do profissional e pode lhe trazer problemas com a ambientalização;
Ser inflexíveis
  • É importante que todos nós tenhamos em mente que não estamos certos o tempo todo e nem tão pouco precisamos fazer com que a nossa opinião seja a mais forte  perante os outros, as nossas ideias nem sempre é são as que está certa;

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